top of page
Buscar

Doenças Cardiovasculares e Cannabis Medicinal

  • 19 de jan. de 2023
  • 2 min de leitura

Atualizado: 10 de fev. de 2023


ree

O uso de medicamentos à base de cannabis, na medicina moderna, vem sendo considerado como uma possível opção de tratamento para doenças cardiovasculares. Mas é claro! Sempre em conjunto com tratamentos farmacológicos convencionais.


Segundo a Organização Pan-americana de Saúde (OPAS), as doenças cardiovasculares afetam o coração e os vasos sanguíneos. Vamos listar algumas delas para você ficar por dentro do assunto:

  • Doença coronariana — afeta os vasos sanguíneos que irrigam o músculo cardíaco;

  • Doença cerebrovascular — afeta os vasos sanguíneos que irrigam o cérebro;

  • Doença arterial periférica — afeta os vasos sanguíneos que irrigam os membros superiores e inferiores;

  • Doença cardíaca reumática — causa danos no músculo do coração e nas válvulas cardíacas devido à febre reumática, causada por bactérias estreptocócicas;

  • Cardiopatia congênita — são malformações na estrutura do coração e que, provavelmente, existem desde o nascimento do paciente;

  • Trombose venosa profunda e embolia pulmonar — são coágulos sanguíneos nas veias das pernas, que podem se desalojar e se mover para o coração e os pulmões.

A maioria destas doenças cardiovasculares, podem ser prevenidas se você cuidar da sua saúde! Acho que você já sabe disso, né? O uso excessivo de álcool, a falta de atividade física, dietas não saudáveis, obesidade e o uso do tabaco — são comportamentos que colocam a saúde do organismo em risco. E o ser coração, definitivamente, gosta de tudo o que é saudável.


Mas, quando uma doença cardiovascular se instala, não tem jeito! O tratamento farmacológico é o caminho certo a seguir. Os compostos à base cannabis medicinal podem ser usados como coadjuvantes aos medicamentos tradicionais. Sabe-se que o canabidiol (CBD) pode ajudar na vasodilatação, atuar como anti-inflamatório e diminuir os riscos cardiovasculares associados ao acúmulo de gordura na circulação sanguínea.


Mas cada caso é um caso! Doença cardiovascular é um assunto muito sério, nunca faça uso de medicamentos à base de Cannabis Medicinal sem o acompanhamento restrito do seu cardiologista. Muito menos, tenha a ideia de comprar medicamentos que não são aprovados pela ANVISA. Você pode comprometer sua saúde ou colocar em risco a vida de quem você ama.



Comentários


nxtmed_logo.jpg
whatsapp-icone-5.png

Next Med S/A
CNPJ 45927987/0001-22
Av. Getúlio Vargas, 3620 Sala 301 CEP 80.240-041
Curitiba – PR Brasil

assistente@nxtmed.com.br

Privacidade e Proteção de Dados

NOTA – As informações contidas neste site não constituem prescrição ou aconselhamento médico, nem se tratam de apologia ou incitação ao consumo. Foram elaboradas no sentido de trazer conhecimento e esclarecer dúvidas a pacientes e familiares em busca de informações sobre o uso da Cannabis Medicinal no tratamento de diversas patologias. Os dados aqui contidos foram obtidos através de consultas a estudos do setor, médicos especializados e instituições de saúde. Devido à diversidade dos compostos ativos presentes na Cannabis, todos os tratamentos devem ser acompanhados integralmente por um médico especialista. 

bottom of page